PORT. 1 SEMESTRE CIENCIAS CONTABEIS
SUMÁRIO
1 UMA VISÃO PRATICA DA CONTABILIDADE 3 REFERÊNCIAS 6
1 UMA VISÃO PRATICA DA CONTABILIDADE
Com o mundo globalizado e as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre as empresas, torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de gestão especializadas. Uma boa parte das Micro e Pequenas Empresas não estão estruturadas para enfrentar tal desafio.
Um ponto principal para o desenvolvimento das funções gerenciais é o planejamento, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão. Um gestor capacitado utilizar-se da contabilidade como ferramenta de gestão e suporte ao planejamento, contribui fortemente para o sucesso da empresa.
As Micro e Pequenas Empresas aparentam não se preocupar com controles internos de suas atividades, nem com registros contábeis que possam vir a auxiliar a sua gestão.
Dessa forma, os gestores destes pequenos negócios aparentemente tomam suas decisões de olhos vendados, pois não têm a mínima noção de como está a situação da empresa.
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Contabilidade – CFC –nº 774/94 – que dispõe sobre os Princípios Fundamentais da Contabilidade: a Contabilidade possui objeto próprio – o Patrimônio das Entidades – e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e buscam das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais. A Resolução alicerças e na premissa que a Contabilidade é uma ciência social com plena fundamentação epistemológica.
O objeto da contabilidade é sempre o conjunto de bens, direitos e obrigações (patrimônio) de uma entidade, independente de sua constituição (física ou jurídica), e suas mutações.
Deste modo, a Contabilidade permite que sejam fornecidas informações