Resumo
CAMPUS XVI-BARCARENA
LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
PROFESSOR: ALEX AZEVEDO MARTINS
RESUMO DO FILME “MORTE E VIDA SEVERINA”
BARCARENA / PA
2013
Sevivida
O filme “Morte e Vida Severina” têm por objetivo demonstrar a realidade de muitos Nordestinos, uma realidade severina.
Pois se percebe está realidade a partir de seu personagem principal, Severino. O qual como muito nordestino tenta fugir da morte, pois com as poucas ofertas de trabalho por conta da escassez da terra, “briga” por posse de terras (percebida na morte de um homem no começo de sua jornada) e outros fatores, o medo da morte gera uma ilusão de que a solução se encontra no litoral, na capital.
Mais ao chegar à capital ele percebe que tudo era ilusão, pois se em sua terra natal a vida era severina, na capital vai ser mais severina. Pois não tem a onde trabalhar e muito menos onde morar. Pois ia atrás da vida, tão pouco sabia que estava cavando sua própria sepultura.
E na capital a vida e tão desigual em relação às classes sociais (pobre x ricos) que se percebe no cemitério. Na conversa dos coveiros, pois o cemitério de Santo Amaro é exclusivo para os ricos, já o da Casa Amarela é para os pobres. E o percentual de mortalidade e maior no cemitério dos pobres, pouco são os dos ricos.
Como muitos outros retirantes, Severino ao se deparar com o real fica desesperado a ponto de se suicidar. Neste período aparece Seu José, um homem que dá conselhos a Severino, o qual defende a vida.
No meio da conversa deles surge a noticia que nasceu o filho de Seu José, apos a noticia surgiram varias pessoas, vizinhos que trouxeram presentes, os quais são tirados de um espaço que eles vivem (espaço pobre) dados segundo sua pobreza.
E no meio dessas pessoas surgem duas ciganas, as quais fazem previsões do recém-nascido. Previsões de um menino que irá andar e aprender com os animais, irá se sujar de lama (meio rural). Ou se sujar não