Resumo
Aluna: Joice B. Pereira nº 26 1º ano 4
6. resumir em uma lauda o texto “não espere pelo epitáfio”
Há uma frase que é sempre proferida- quase beirando um chavão – quando em determinadas circunstâncias deseja-se cobrar de alguém uma postura direta, uma posição explicita ou, até, uma atitude clara: Deus vomitará os mornos! Está lá no Apocalipse (ultimo livro da bíblia dos cristãos ), capitulo 3 tuas obras versículo 15 e 16: Conheço tuas obras: não és frio e nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca”.
Nesse sentido, para não ser morno, é preciso ser radical. Cuidado! Em nosso vocabulário usual é feita uma oportunista confusão entre o radical e sectário. Radical é aquele – como lembra a origem etimológica . por sua vez o sectário é o que é parcial, intransigente, faccioso, ou seja, aquele que não é capaz de romper como seus próprios contornos e dirigir o olhar para outras possibilidades.
7. resumir o texto “ A obra intangível”
Sobre o advento da sabedoria para aqueles que conseguem maturar, sem sofreguidão, a experiência de vida, é a que se conta a respeito do notável pintor francês Auguste Renoir. No ano em que se iniciava o século XX, ele, já sexagésimo e bastante afamado pela vitalidade que deu ao impressionismo, foi procurado por um jovem admirador interessado em aprender as artes de desenhos. É neste instante que a resposta, de alguém que é um sábio consistente ultrapassa o senso comum e o óbvio, gerando um novo (em vez de produzir mera novidade, como muitos hoje súbita e debilmente famosos). Diz Renoir. “fiz este desenho em cinco minutos, mas demorei 60 anos para consegui-lo”. Estupendo! E faz emergir uma grande questão: Como avaliar em um trabalho ou obra todo o intangível percurso e experiência anterior que fora necessárias para o resultado tangível possa ser recompensados, remunerados, apreciado?
O critério com o qual costumamos