RESUMO ÉTICA E CIDADANIA
CURSO: TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO-EAD 2014.1
POLO PICUÍ
MATÉRIA: ÉTICA E CIDADANIA
DEFINIÇÕES BÁSICAS – RESUMO
ALUNO: HEMERSON DA SILVA DANTAS
A ética e a cidadania são muito parecidas mais não especificamente iguais.
Elas possuem algumas características bem parecidas, como, o bem da coletividade e a busca pela justiça.
Um cidadão deve ter um censo de política, não precisa de fato ser um político, mas entender sobre ela. Pois o político é um profissional da política, e deve se dedicar só a ela, por sua vez o cidadão tem que cuidar de sua cidade e zelar pelo patrimônio.
A ética tem a finalidade na ação humana, ou seja, qual o objetivo de cada ação feita. Uma pessoa deve pensar bem antes de agir, visando o exemplo do texto que diz respeito a dois homens interessados em um carro, um quer compra-lo e outro rouba-lo, claramente na visão de um cidadão justo, roubar não é ético, comprar sim, pois a compra de algo não aflige a nenhuma lei, e o roubo é um crime. Tanto a ética quanto a cidadania tem como objetivo buscar o bem. É muito delicado tomar uma decisão que consigam alcançar os conceitos do bem e da justiça.
Como já comentei antes, o cidadão deve cuidar de seu ambiente de vida, pois uma pessoa só está bem se o meio em que vive também estiver.
No nosso dia a dia podemos aplicar esse conceitos de forma bem simples, e as vezes nem percebemos. Podemos ser cidadãos éticos ao dar uma informação na rua a alguém que está perdido, sendo educado para com os outros, economizando água, sabendo racionalizar e economizar dinheiro, pensando antes de qualquer ação que possa constranger ou prejudicar alguém, entre várias outras coisas.
“Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evitar ferir toda a coisa que vive.” (Albert Schweitzer)