Resumo X Resenha Atividade Valeria
Valéria Cristina do Nascimento Gonçalves
ABRAMOVICH, Fanny. LITERATURA INFANTIL
Gostosuras e Bobices. São Paulo. Scipione. 2010,
136 páginas A volúpia de ler! Ou Ler: um jeito de compreender o mundo.
A autora relata suas primeiras experiências com a leitura, na família, sua mãe sendo uma narradora, e num segundo momento, sua experiência nos primeiros anos escolares. Mais tarde, a paixão por livros, seu convívio nas bibliotecas municipal de SP, na escola e em sua casa.
Finaliza nos narrando sua paixão pela literatura, seu vício por livros.
Ler, para mim, sempre significou abrir todas as comportas pra entender o mundo através dos olhos dos autores e da vivência das personagens... Ler foi sempre maravilha, gostosura, necessidade primeira e básica, prazer insubstituível... E continua lindamente, sendo exatamente isso. (Fanny)
1 – Ouvir histórias
A importância de ouvir histórias desde bem cedo para se tornar um leitor, onde o primeiro contato com o texto é realizado oralmente pela mãe.
Enfatiza que ler histórias para crianças é viver momentos de alegria, suscitando o imaginário, é sentir emoções importantes como a tristeza, a raiva, irritação, etc.E através das histórias que se descobrem outros lugares sem precisar sair do chão.Para se contar histórias, é necessário conhecêlas bem.
É uma arte. Precisase ler o livro primeiro, passando posteriormente as emoções verdadeiras do contexto.
Podese contar qualquer história à criança, onde o narrador estabeleça o contato com os ouvintes.É preciso criar um clima de envolvimento, de encanto, usando as modalidades e possibilidades da voz, baixo, manso.
E quando começar a contação que seja da maneira que sempre começara as histórias “Era uma vez...”
Fazer a criança perceber que o que ela ouvir esta impressa no livro.
Ouvir histórias é pra crianças e