RESUMO O TERCEIRO SETOR
O terceiro setor é composto por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que preenche os requisitos e que tenha como objetivo e finalidade gerar serviços de caráter público.
Para que a entidade seja definida como uma instituição sem fins lucrativos ela precisa preencher todos os requisitos necessários.
Existem alguns grupos primordiais no terceiro setor.
As fundações;
São aquelas que financiam o terceiro setor fazendo doações que também são destinadas para terceiros e para projetos próprios.
As entidades beneficentes;
São o ponto principal, são elas que cuidam dos carentes, dos drogados, dos órfãos, dos alcoólatras, que protegem testemunhas, que ajudam a preservar o meio ambiente, que oferecem educação a jovens e velhos adultos, que ajudam a profissionalizar, que dão suporte a muitos desamparados entre inúmeras ações sociais que ajudam, educam e protegem milhões de pessoas carente e sem condições.
Os Fundos Comunitários;
Trata-se de uma doação coletiva, ao invés de cada empresa doar um pouco diretamente a instituição elas doam para um findo comunitário onde eles mesmos avaliam as prioridades para a distribuição do dinheiro.
Pena que no Brasil exista tão poucos destes fundos.
As entidades sem fins lucrativos;
Para poder se integrar ao terceiro setor é preciso que as entidades tenham objetivos que não seja a econômica.
Tais como, social, ambiental, cultural etc, o que não significa que esta entidade não possa vender produtos ou prestar serviços.
A expressão “sem fins lucrativos” serve para diferencia-las das sociedades civis com finalidade lucrativa.
As ONGs (Organizações não governamentais);
Essas organizações são muito poderosas politicamente.
São elas que lutam por uma causa, não prestando serviços a pessoas diretamente e sim ajudando indiretamente várias pessoas.
Por exemplo, uma ONG que defenda o direito da mulher, fazendo pressão em nossos deputados esta indiretamente ajudando várias mulheres.
As