Estrutura e analise demonstração financeira
Introdução: Temos por meio deste trabalho, elaborar um parecer sobre a saúde patrimonial de uma empresa, baseados num demonstrativo contabil publicado, onde para isso, teremos que aplicar as técnicas de analise financeiro-econômico aprendido.
Analise Vertical e Horizontal: Efetuar cálculos para Analise Vertical e Analise Horizontal nos Demonstrativos Financeiros (2007 e 2008) da empresa Indústrias Romi S/A. Compreender a necessidade das analises (vertical e horizontal) na tomada de decisão, bem como interpretar as variações ocorridas apuradas na elaboração. - Analise Vertical – Balanço Patrimonial.
- Analise Horizontal – DRE
- Analise Horizontal – Balanço Patrimonial
ANÁLISE DAS POSSÍVEIS CAUSAS DAS VARIAÇÕES
a) Nas Vendas: Pudemos observar que a Receita Operacional Líquida consolidada apresentou um crescimento de 10,1%, em comparação a 2007. Este crescimento deve-se ao desempenho geral de suas operações e pelo empenho positivo da atividade industrial no Brasil nos nove primeiro meses de 2008.
b) Nos Custos dos produtos vendidos: A análise horizontal feita no ano de 2008 no custo dos produtos vendidos apresentou um aumento de 15,74% em relação a 2007. Na análise vertical o aumento foi de 2,89% comparado ao ano anterior. Conforme o aumento da Receita observou o aumento dos Custos.
c) Na margem bruta: A margem bruta da Companhia no ano de 2008 apresentou redução em relação a 2007, atingindo 40,16% contra 43,05% em 2007, conforme conjuntura cambial e a instabilidade de preço de matérias-primas metálicas.
d) Nas despesas operacionais: Em 2007 o valor das despesas teve um aumento de 15,64% na análise horizontal e de 1,15% na análise vertical. As despesas gerais e administrativas foram as que tiveram maior diferença de um ano para o outro.
e) Nas contas patrimoniais: Ao observarmos o ativo circulante de 2007 para 2008 o aumento de maior relevância foi na conta “Outros créditos” com