Cocozin

717 palavras 3 páginas
O hino foi Composto e oficializado no governo do Marechal Deodoro da Fonseca (1890)

LEI N. 5.700 - DE 1º DE SETEMBRO DE 1971 (General Garrastazu Médici)
Art. 6º O Hino Nacional é composto da música de Francisco Manoel da Silva e do poema de Joaquim Osório Duque Estrada, de acordo com o que dispõem os Decretos n. 171, de 20 de janeiro de 1890, e n. 15.671, de 6 de setembro de 1922 obs.: o presidente era Emílio Garrastazu Médici
10 curiosidades sobre o Hino Nacional Brasileiro:
1. A música do Hino Nacional Brasileiro foi composta antes da proclamação da República. Em 1831, por um compositor chamado Francisco Manuel da Silva criou a melodia para ser tocada durante a festa de despedida de Dom Pedro I. A partir de 1837, a música começou a ser executada em todas as solenidades públicas. Só que não tinha letra!
2. A letra, criada em 1831, era considerada ofensiva aos portugueses – tinha uma parte que os chamavam de monstros! Por isso, resolveram abolir o poema, e só havia a música. Bem mais fácil de decorar, não é?
3. Enquanto os políticos não decidiam pela letra, houve uma época em que o Hino começava com versos, escritos por Américo de Moura. Não durou muito tempo, mas era assim:
Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante
Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder
Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante
Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz
Cumpri o dever na guerra e na paz
À sombra da lei, à brisa gentil
O lábaro erguei do belo Brasil
Eia! sus*, oh, sus!
4. Quando a República foi proclamada, em 1889, o governo fez um concurso para ter um novo hino. Um poema de Medeiros e Albuquerque e uma música do maestro Leopoldo Miguez foram escolhidos. Só que o presidente, Marechal Deodoro, não curtiu muito, e pediu para voltar com o hino antigo, mesmo que não tivesse letra. A obra de Medeiros e Miguez virou o Hino da Proclamação da República.
5. Só em 1909 que o problema da falta de letra

Relacionados