resumo O surgimento de um novo povo Brasileiro (José Carlos Reis);
A formação intelectual de Capistrano se deu no ambiente determinista, cientificista e até mesmo racista e essa preocupação cientificista de Capistrano era a de toda uma nova geração querendo reinterpretar a história brasileira.
Diferente de Varnhagen que não se interessou por teorias, Capistrano tinha grande interesse pelas correntes no pensamento europeu no campo das ciências sociais, Capistrano leu estudos empíricos e ensaios teóricos sobre vários assuntos. No entanto ele apenas aflorar os grandes temas das ciências sociais sem dominá-los.
Segundo Reis após deixar o positivismo Capistrano passou a se interessar pelo método critico que desde a escola dos Annales é visto inadequadamente como a marca da história positivista. Assim Capistrano seria historicista e não positivista querendo assim que a historia seja vista não apenas como um fato, mas como emoção, sentimento e pensamento dos que viveram.
Para Capistrano o português é o primeiro elemento exótico, o primeiro imigrante, o invasor conquistador e colonizador. O segundo elemento exótico era o negro, onde para ele o negro trouxe alegria, suas danças suas feitiçarias e crenças se propagaram entre os brancos, mulatas tornaram-se rainhas o que leva a crer que no que diz respeito ao negro que Capistrano, se mantém estático, ele também faz uma historia do descobrimento do Brasil depois passa a fazer um novo tipo de história do Brasil, ele não só mudou o sujeito da história como também mudou os temas e alterou o sujeito a te mesmo os de fora da história.
Capistrano fez um levantamento da população brasileira que já era baseada em milhões de habitantes que se concentrava no litoral e nas margens dos rios que cortavam os interiores. A maioria é mestiça variando o tipo de mestiçagem de região para região, no interior predominava o mameluco no litoral predominava os mulatos, no litoral também havia um grande numero de negros enquanto no sertão eram