Origens do Comunismo no Brasil
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Origens do Comunismo no Brasil
Graduação: Bacharelado em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais
Curso: História do Pensamento Político Brasileiro
Docente: Prof. Dr. Marcos Costa Lima
Discentes: Danilo Ribeiro (danilo_alves_2011@hotmail.com) Lício Lima (liciolink@hotmail.com) Recife, 2015.
RESUMO
Este artigo discorre sobre as origens do movimento comunista no Brasil majoritariamente no período dos anos 1920-40, sua luta contra o modelo de governo da época, a mobilização dos sindicatos e a Intentona Comunista.
Palavras-chave: Origens; Comunismo; Sindicalismo; Intentona;
ABSTRACT
This paper disserts about the origins of the Comunism movement in Brazil mostly in the 1920-40's period of time, its fight against the government role of the time, the mobilization of the sindicates and the Communist Conspiracy.
Key-Words: Origins; Comunism; Sindicalism; Conspiracy
1 Contexto mundial e nacional da ascensão do movimento comunista
No contexto da época, a economia mundial estava ''na maior e mais dramática crise que conhecera desde a Revolução Industrial'' (Hobsbawm, 1995, p.43). O mundo procurava uma maneira de se vencer a profunda crise de 1929 que com a quebra da bolsa de valores de Wall Street criou um efeito dominó e colocou em cheque a real eficiência dos Estados capitalistas e da democracia liberal.
A partir disso, houve uma aguda ascensão de movimentos nacionalistas totalitários no mundo em geral como uma alternativa a essa forma de governo que prometera igualdade de oportunidades e abundância, mas, na verdade, trouxera empobrecimento, desemprego e fome. De maneira oportunista ou não essas figuras começaram a