Resumo O Pr Ncipe
O livro o príncipe ensina sobre as varias formas de principados como: feitos, costumes e modos de se manter, conquistar e adquirir os costumes tratando destas por meio de XXVI capítulos.
Capitulo I. Dos Principados
No primeiro capitulo, Maquiavel nos apresenta diversos tipos de estados e como são constituídos, ambos apresentam dois tipos de principados, o hereditário e o adquirido, apontando as formas do governante chegar ao poder tanto pela virtude como pela fortuna. Os principados ou não hereditários acontecem quando por muitos anos os governantes pertencem à mesma linhagem ou foram fundados recentemente.
Capitulo II. Dos principados hereditários
As monarquias Hereditárias. Neste capitulo Maquiavel fala que a dificuldade de se manter um estado novo é maior do que a de se manter um estado hereditário, pois quando o estado já é hereditário o povo já esta acostumado com a soberania de uma linhagem. A dificuldade de se manter em estados herdados, cujos súditos não são habituados a uma familia reinante é muito menor do que a oferecida pelos monarquicos novos, basta para isto evitar transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se as circunstancias imprevistas. Pois se um príncipe comquista determinado Estado e tenta auterar seus costumes, estará sujeito à revolta do povo contra ele, oque pode gerar conspirações apoiadas pela grande massa “povo”, por outro lado o Principe cujo respeita a cultura local se manterá no poder, a menos que, como diz Maquiavel, “uma força excepicional o derrube”, porem se tal fato ocorrer o principe poderá reconquista-lo na primeira oportunidade oferecida pelo usurpador.
Qualquer alteração na ordem das coisas proporciona um caminho para outras mudanças, mas em um longo reinado os motivos e as lembranças de inovações vão sendo esquecidas.
Capitulo III. Dos principados mistos
As monarquias mistas. Maquiavel mostra neste capitulo que o povo tem sempre o desejo de mudanças,desejos de melhoria,