O Pr Ncipe Resumo Livro
No enredo de sua obra, Maquiavel guia o futuro governante para a essência que este deve ter para se tornar príncipe e soberano, e se resume na sua mais famosa frase “os fins justificam os meios”. São diversas situações, muitas delas até desumanas, que mostram que o poder é o mais importante, e não importa o que deve ser feito para consegui-lo.
Cap. I
Nesse capitulo Maquiavel ensina como identificar, criar e classificar os tipos de domínios, que são o hereditário, quando já pertencem a mesma linhagem por muitos anos, ou quando foram fundados recentemente. E o domínio adquirido através de guerras, e conquistas.
Cap. II
Os principados hereditários possuem dificuldades menores para os príncipes, do que nos novos, pois nesse Estado herdado os súditos já estavam acostumados com a família que reinava, então para se continuar no poder bastava continuar com os mesmo procedimentos antigos.
Cap. III
O capítulo fala em questão dos principados mistos, e mostra meios para manter o poder nos mesmos. Diz que nesses casos, deve-se acabar com a dinastia do antigo príncipe mas não alterar os impostos e as leis, isso quando o povo conquistado tiver a mesmo língua do conquistador.
Nos territórios dominados onde a língua e os costumes são diferentes se encontra dificuldades, e é necessária muita habilidade para conservar o poder. Sendo um dos recursos mais eficazes o conquistador residir o lugar. Então é preciso fazer-se de defensor dos vizinhos fracos, enfraquecer os poderosos e não deixar que nenhum forasteiro conquistador tão poderoso quanto o novo príncipe entre.
Cap. IV
Esse capítulo traz as