Resumo o monge e o executivo
No primeiro capítulo John conhece Len, que agora é chamado por Simeão. Descobre uma rotina que tem que seguir dentro do mosteiro e que tem “aulas” com Simeão e outros “alunos”. Em sua primeira aula são feitas observações como todos deveriam agir durante esses encontros, apresentações e definições simples como o que é autoridade e o que é poder. Entre os alunos está uma enfermeira, uma diretora de colégio, um sargento e um “pregador”, além de John. Ainda nesse dia são feita anotações sobre como deveria ser um líder através de “testes”.
O segundo capítulo começa com uma observação ao comportamento de John, e fazem menção da aula anterior. Principalmente o sargento não conseguia aceitar algumas ideias, então fizeram reflexão a cerca de vários paradigmas que com o passar do tempo foram quebrados. Logo pensão em uma pirâmide e colocam funções de empregos com valores de mais importante no topo, com mais reflexões decidem inverter essa pirâmide, após um intervalo fizeram um pirâmide com baseada na sua realização pessoal e determinaram pilares para essa pirâmide.
Durante o capítulo três,durante a manhã, John conversou com Simeão sobre o sargento e então percebeu sobre a importância de pessoas com pensamentos diferentes num mesmo local.Durante o encontro com Simeão, os “alunos” levantaram um questão sobre quem foi o maior líder de todos os tempos e por que. Ao longo que a conversa se desenrolou surgiram novas teses, novos pensamentos sobre outras pessoa e chegaram então