Resumo o monge e executivo
È narrado em torno da vida de John Daily, um executivo bem sucedido, casado, pai de dois filhos, e que acreditava ter toda sua vida sob controle. Quando de repente se depara com uma série de problemas na fábrica em que trabalhava e no seu ambiente familiar. Diante de tudo isso, John decide passar alguns dias em um mosteiro cristão, que tinha como um dos frades Len Hoffman, um ex- executivo famoso por suas conquistas e administrações.
Alguns capítulos fala sobre o conceito de liderança e autoridade, que vem mudando para melhorar as relações interpessoais dentro das empresas, e que além de um bom líder, devemos saber compartilhar e investir nas pessoas, para que elas sempre deem o melhor de si.Aprendemos, que o líder de hoje deve ser muito mais um sábio, do que um técnico, como era visto antigamente. No decorrer da história, o autor nos mostra que é preciso praticar diariamente as habilidades de liderança, empatia, comunicação, eficácia e autoridade sem autoritarismo, mas sim, com amor, para que então, elas se tornem hábitos dentro da nossa vida profissional. Que o trabalho precisa ser visto como uma atividade saudável, estimulando os funcionários, tornando-os satisfeitos e produtivos, trazendo assim, melhores resultados.
O livro também nos ensina, que precisamos saber eliminar a distancia entre o que é, e o que devemos ser, que respeito, confiança, responsabilidade, e cuidado são itens indispensável para um bom líder.
Logo, notamos que as necessidades de John, são as mesmas que tentamos suprir todos os dias, porém por vezes o medo do fracasso, nos faz ignorar nossas próprias necessidades, nos negando o direito de conquistarmos nosso espaço e de irmos mais além, por puro