Resumo, o caso dos exploradores de caverna
Os fatos em que se louvou a sentença condenatória são as que a seguir enuncio. Os quatro acusados são membros da Sociedade Espeleológica, uma organização amadorística de exploração de cavernas. Em princípios de Maio de 4299, penetraram eles na companhia de Roger Whetmore ( este também membro da sociedade até então) no interior de uma caverna, já bem distante da entrada ocorre um desmoronamento de terra e pedras de maneira a bloquear a única abertura.
Não voltando eles então a suas casas, o secretario da sociedade foi notificado por familiares do desaparecimento dos exploradores, entretanto eles tinham deixado indicações na sede da sociedade concernentes a localização da caverna que se propunham a visitar. Uma equipe de socorro foi acionada e enviada até o local, foram mobilizados muitos trabalhadores, dentre eles Engenheiros, Geólogos e outros técnicos , o trabalho se revelou um tanto quanto difícil e com tamanha complexibilidade ocorreram alguns outros desmoronamentos levando a óbito dez operários.
Passando mais algum tempo souberam que os exploradores tinham com eles um certo tipo de rádio comunicador, então foi instalado um aparelho similar no exterior da caverna para que esses pudessem se comunicar. Roger perguntou quanto tempo ainda levaria para retira-los de lá, alguém do lado de fora respondeu que por volta de 30 dias , indagaram então se haveria algum médico no local e se seria possível sobreviver mais alguns doze dias no local, já que estavam aprisionados a caverna há algum tempo . O presidente da associação veio a responder que seria pouco provável , então perguntaram novamente, se seriam capaz de