Resumo - o acidente de trabalho e as perdas máteriais
O Acidente de Trabalho e as perdas matérias
A visão mais comum sobre o acidente de trabalho é aquela ligada às pessoas, mas não devemos nos esquecer de que os acidentes causam inúmeros prejuízos materiais. Quando acontece um acidente, máquinas e equipamentos podem ser quebrados ou danificados paralisando linhas de produção, atrasando entregas e causando perdas financeiras que às vezes levam tempo para voltar à normalidade.
Já vimos muitas vezes que as pessoas devem “correr atrás do prejuízo”, uma frase totalmente equivocada, nós devemos correr é atrás do lucro, só louco corre atrás do prejuízo.
O Profissional de Segurança do Trabalho tem como objetivo a prevenção dos acidentes buscando implementar medidas de Segurança que visam minimizar prejuízo de qualquer ordem. A empresa através de seus representantes tem a obrigação de facilitar o trabalho do Técnico, fornecendo-lhe todo o suporte necessário para que o seu trabalho surta efeito.
O grande desafio do Técnico é aliar a Segurança do Trabalho as constantes reduções de orçamento da empresa, mas cabem algumas perguntas: Isso é possível? Como uma empresa pode diminuir seus custos sem atingir o setor de Segurança do Trabalho? A resposta está no ganho da produtividade – menos acidentes significam menos afastamento se traduzem em mais dias trabalhados.
A empresa deve manter programas de educação para os seus colaboradores para que transformem o ambiente de trabalho em um local onde todos são responsáveis. Uma empresa não é criada para obter prejuízos e sim lucros, mas o lucro não deve prevalecer sobre a vida humana. Para que haja equilíbrio entre capital e trabalho a empresa deve proteger o seu maior patrimônio que é o trabalhador.
Uma política de Segurança do Trabalho bem implementada e uma consciência empresarial moderna focada na prevenção, são fatores decisivos para uma empresa saudável e economicamente