Prevencao e controle de perdas
Sobre a origem complexa dos erros e problemas que causam os acidentes no mundo industrial, damos destaque à abordagem da Prevenção e Controle de Perdas, na qual Bird & Loftus, adotam um conceito sistêmico, considerando os quatro elementos ou sub-sistemas principais envolvidos na operação de uma organização:
Pessoas.
O trabalhador é geralmente o elemento humano envolvido diretamente na maioria dos acidentes; em decorrência devemos conhecer bem os fatores que influenciam ações para determinar quais as causas que geralmente induzem estas ações.
Equipamentos.
Inclui as ferramentas e máquinas utilizadas pelo trabalhador na execução de seu trabalho. Este elemento tem sido uma das fontes principais de acidentes e é alvo principal de leis, normas e regulamentos relacionados com proteções, inspeções e treinamento de pessoal
Materiais.
Os materiais ou substâncias com as quais as pessoas trabalham, usam, fabricam ou manuseiam, são outras das grandes causas dos acidentes, especialmente os relacionados com doenças profissionais devido a exposições a substâncias tóxicas ou por problemas com os produtos fabricados
Ambiente.
É formado por tudo que circunda as pessoas. Geralmente se relaciona com ruído, iluminação, vibração etc. O ambiente está diretamente relacionado com absenteísmo e má qualidade do trabalho.
Esses quatro elementos ou sub-sistemas, individualmente ou em combinação, produzem as causas que contribuem para todos os acidentes, devendo num processo de investigação, ser considerados.
No Programa de Prevenção e Controle de Perdas, a função Controle deve incluir, porém sem limitar-se só a eles, os seguintes itens:
Seleção de Pessoal Fazer