Prevenção e controle de perdas
As matérias-primas utilizadas no processo são terceirizadas e chegam prontas para a fabricação da telha. É utilizada a fibra do coco seca e barro. (Barro transformado em argila).
Esse material recebido é transportado por caminhões dentro da própria fábrica, da área de recebimento até um local menor onde um trator com carregador manuseia a argila. O mesmo é feito com a fibra de coco.
Máquinas automatizadas misturam matéria-prima com água e seguem em forma de pasta para as esteiras.
A pasta gerada no processo anterior é transportada através de esteiras até a máquina de prensagem.
Na máquina de prensagem ficam instalados moldes para que a telha saia em perfeito estado e sem desperdício de matéria. Neste molde é adicionado gesso para melhorar qualidade e formato da telha. Cada molde é instalado manualmente na prensa.
Ao sair da prensa, sai também do molde e fica instalado em um suporte com resistência à altas temperaturas, pois adiante segue para os fornos onde é realizado o mesmo processo duas vezes.
Por um tempo fica em resfriamento em temperatura ambiente e são retiradas as telhas dos suportes manualmente seguindo para a máquina de lacre.
Lacradas são alocadas em um número padrão que será transportada pelas empilhadeiras para o setor de embalagem. Essas telhas lacradas são embaladas e ao todo um pallet contém 2.500 telhas prontas para entrega.
Os pallets embalados vão para o setor de expedição.
1
1
2
2
3
3
4
4
5
5
6
6
LEGENDA
LEGENDA
1 – Recebimento da matéria-prima. 2 – Mistura dos materiais 3 – Preparação dos moldes 4 – Prensagem 5 – Secagem 6 - Acondicionamento 7 – Recebimento da matéria-prima. 8 – Mistura dos materiais 9 – Preparação dos moldes 10 – Prensagem 11 – Secagem 12 - Acondicionamento