Resumo e Reflexão do documentário A Educação proibida
Resumo:
O documentário A Educação Proibida reflete sobre o atual sistema de ensino das escolas, o sistema prussiano. Esse sistema não tinha como ideal a liberdade, fraternidade e igualdade, mas sim, criar cidadãos obedientes ao estado e adeptos da competição compulsória. Ou seja, educar seus súditos para suas finalidades. E, infelizmente, esse foi o sistema de ensino que se espalhou pela Europa e, mais tarde, pelas américas.
Assim, o filme questiona o sentido da atual educação e propõe a necessidade de um novo modelo educativo. Um em que os alunos sejam educados tendo como base a igualdade, o respeito, a liberdade e a aprendizagem de todos, ao invés de compará-los uns com os outros, escolhendo quais são os ganhadores e excluindo os perdedores. Aproximando o professor do aluno e vice versa e não os distanciando. Um aprendizado que tenha por base principal o amor e não o medo.
Reflexão:
O filme inicia comparando as escolas com o Mito da Caverna, onde pessoas estavam presas desde sempre e acreditavam que somente as sombras que viam na parede eram a única realidade existente.
O mito da Caverna pode ser comparado ao sistema de ensino, ao que ensinado nas escolas. Os alunos tem que permanecer em suas cadeiras olhando para a lousa assim como as pessoas da caverna que permaneciam acorrentadas de modo apenas a conseguirem olhar para as sombras na parede. Os alunos observam o que é passado na lousa e é condicionados a acreditarem que somente aquilo é considerado o correto. Assim como as sombras na parede da caverna parece apenas a única realidade para aquelas pessoas.
E quando o aluno muda de escola, de professor, ou entra na faculdade, vê as coisas de outro jeito, assim como o homem que conseguiu escapar da caverna e teve contato com o mundo exterior, sem saber e entender o que é o que. O aluno, quando em contato com outra forma de ensino se sente da mesma forma. Perdido, confuso e até pode acreditar que o que vê não é real,