Resumo e Opinião - Exploradores de Cavernas
Resumo e opinião sobre o livro:
O livro ‘O caso dos Exploradores de Cavernas’ relata o caso de um grupo de exploradores que ficou preso em uma caverna. Ao perceber que o tempo sem resgate se passava, o líder, Whetmore, pergunta a um dos Médicos da equipe de resgate, se eles teriam chance de sair vivos, caso ficassem sem comer por mais um tempo. O Médico informa que as chances eram pequenas. Então Whetmore teve a ideia de tirar na sorte com seus companheiros, e quem perdesse ia servir de alimento para os outros. Antes que eles fizessem o “jogo” ele se arrependeu e decidiu esperar por uma semana. Passado esse período, um de seus companheiros jogou os dados e o resultado foi diferente do que Whetmore tinha dito, então seus companheiros usaram seu corpo como alimento.
Eles foram julgados e condenamos à morte. O livro descreve opiniões de várias pessoas, mas no fim, o veredito é mantido e eles são enforcados.
A ideia principal do livro é para reflexão sobre o caso e “simular a decisão” de condenação desse grupo.
Na minha opinião eles deveriam sim ser condenados e a lei foi justa, pois antes de lançarem os dados o líder decidiu rescindir o acordo, e depois de ser pressionado por seus companheiros ele o aceitou. O Médico da equipe de resgate, respondeu de forma afirmativa, que eles teriam sim chance de sobreviver sem comer por mais dez dias. Por uma questão de bom senso, eles não deveriam ter matado seu líder, que por sua vez pensou e agiu lateralmente ao não agir “por impulso”, ao passo que, falta de sorte não pode ser a justificativa de um assassinato. Não importa as condições que eles estavam, nenhum estava em condição superior ou inferior ao outro, todos ali tinham dificuldades, portanto, creio que foi egoísmo da parte deles, matar brutalmente uma pessoa, pelo medo de não sobreviverem.