Como montar seu Fliperama em casa
O rascunho inicial:
,
Pequeno projeto em Corel, com as medidas.
Eu fiz de um tamanho que fique igual a de um arcade normal, para duas pessoas jogarem lado a lado, sem problemas, e que também coubesse no porta-malas do meu carro, afinal é pra ser portátil.
Porém, nada impede de fazer medidas diferentes, cada caso é um caso, como por exemplo para embutir num porta malas de um carro, com uma tela LCD gigante quando aberto, um fliperama nem o Pimp My Ryde colocou em um carro ainda. Vou patentiar a idéia!
Continuando, algumas das ferramentas necessárias:
O projeto começa…
Formas inicias serradas.
As formas foram desenhadas a lápis no compensado e serradas com a serra tico-tico. Recomendo que use uma serra tipo maquita para os cortes retos, e a tico-tico apenas nas partes arredondadas. Depois de serradas, foram lixadas para melhorar o acabamento.
Materiais escolhidos e comprados. É necessário 2 controles de PC comuns, apenas para usar as placas de circuito interna deles. Os botões de arcade têm cores variadas, faça sua combinação. 2 Manches arcade. Cabos elétricos flexíveis de duas cores diferentes. 3 coolers a mais para refrigerar bem.
Parafusos, abraçadeiras, terminais elétricos, feiche de pressão para a tampa. Dentre outras miudezas…
A máquina que será usada:
Pentium 4 – 2.4
Asus P4B266
60Gb HD
GeForce 64Mb
500Mb DDR
Desmontando a máquina com cuidado, para não danificar nenhuma peça. Cuidado também com o gabinete, pois serão usadas algumas partes da carcaça.
Iniciando a montagem da caixa. Usei parafusos com o auxílio de uma boa parafusadeira. Se for aplicar fórmica em toda a caixa, é necessário usar pregos sem cabeça e cola, ao invés de parafusos.
>> Parafuso para montar a caixa principal
Marcação das localizações dos botões e demais controles da tampa. Com a tampa medida, desenha-se onde ficarão os botões, manches, mouse, cooler, para poder iniciar a serragem dos buracos.