Chanel - Estudo de caso
Apple: qualidade e eficiência
Introdução
Conforme Morimoto (2009) a Apple foi fundada em 1976, pelos sócios Steve Jobs e Steve Wozniak. A empresa começou com o Apple I, desenvolvido por Steve Wozniak nas horas vagas. Embora fosse um projeto inovador e avançado para a época, foi recusado pela Atari e pela HP, que não visualizaram um futuro para os computadores pessoais. Mesmo assim, os sócios resolveram levar a idéia adiante, produzindo-o com recursos próprios.
O Apple I não conseguiu uma grande sucesso de vendas, vendendo pouco mais de 200 unidades a 666 dólares (pouco mais de US$ 5000 em valores corrigidos) cada uma. Mesmo com essa venda considerada pequena, os lucros sustentaram a Apple durante o primeiro ano, abrindo caminho para o lançamento de versões mais poderosas.
Para Morimoto (2009) uma das vantagens é que o Apple I podia ser ligado diretamente a uma TV, dispensando a compra de um terminal de vídeo. Ele possuía também um conector para unidade de fita (o controlador era vendido separadamente por 75 dólares) e um conector proprietário reservado para expansões futuras.
A empresa, que passou a ser liderada por Steve Jobs, decolou com o lançamento do Apple II em 77, ganhando investidores e criando uma máquina que conseguia rodar programas gráficos, jogos eletrônicos e utilitários. Em ascensão, a equipe da Apple conheceu a Xerox em 1979 e passou a copiar seu sistema de interfaces que funcionava com mouse em novos projetos.
E assim, os sócios da Apple começaram a produzir computadores em miniatura em uma garagem, que seriam o primeiro passo para revolucionar a tecnologia mundial.
Metodologia
A pesquisa classifica-se como exploratória. Esta pesquisa é vista como primeiro passo de todo o trabalho científico. E tem por finalidades, especialmente quando se trata de pesquisa bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de uma temática de estudo; definir os objetivos ou