O caso dos exploradores de caverna
UNOCHAPECÓ – Área de Ciências Humanas e Jurídicas
SILVANO CAVALLI
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Xaxim/SC, 28.06.2012
SILVANO CAVALLI
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Artigo elaborado, através da leitura do livro “O caso dos exploradores de cavernas” do autor Lon L. Fuller, como requisito da nota de G2 para as disciplinas de Filosofia (Geral e Jurídica, Sociologia (Geral e Jurídica) e Metodologia da Pesquisa Jurídica, do curso de Direito do 1º período, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Campus Xaxim.
Orientador: Simoni Aparecida Fortes de Jesus
Xaxim/SC, 28.06.2012
O Caso dos Exploradores de Caverna
Silvano Cavalli1
Resumo
O Caso dos Exploradores de Cavernas livro de Lon L. Fuller, apresenta uma visão sobre um julgamento de um caso envolvendo, basicamente, um homicídio seguido de antropofagia. O caso se reveste de grande relevância para nós que buscamos alcançar o raciocínio jurídico nas suas formas mais conflitantes e problemáticas. Os bens aqui em questão são necessários para a vivência em sociedade: a liberdade e a vida. Na obra, são dispostos os votos dos juízes incumbidos de rever a sentença dada em primeira instância, e é apresentada uma emaranhada rede de complicações e especificidades. Esta obra ressalta ainda, a passividade e a necessidade de interpretação da norma, para que esta atenda a sua função. Também é evidenciado na obra, a diferença entre aquilo que é legal e justo, e é estabelecida uma reflexão implícita acerca do papel do legislador e do magistrado na esfera jurídica.
Palavras-chaves: Dignidade humana, Direito, Justiça. Legislação.
Abstract
The Case of Cave Explorers book Lon L. Fuller, gives an insight into a trial of a case involving basically a murder-cannibalism. The case is of great relevance to us who seek to reach the legal reasoning in its most problematic and conflicting. The goods here in question are necessary for