Resumo e comentário ao livro: “Virando a própria mesa”
Nádia Alexandra Silva Valente
Resumo e comentário ao livro:
“Virando a própria mesa”
Ricardo Semler
Disciplina: Seminário de Psicologia do trabalho e das organizações
Professor: Doutor Júlio Torrado
Psicologia
3.ºano
Porto, Junho 2012
Página 1 de 34
Índice:
Resumo e comentário
p.2 a 33
Bibliografia
p.34
Página 2 de 34
Introdução:
Este trabalho insere-se no âmbito da disciplina de Seminário de Psicologia do trabalho e das organizações e tem como intuito resumir e comentar o livro
“Virando a própria mesa” de Ricardo Semler.
Inicialmente, Semler relata sua trajectória do período escolar até a faculdade, onde mostra tudo que aprendeu para chegar onde está. Deste modo, remetenos para o facto de muitas situações do nosso quotidiano nos ajudarem na preparação para o nosso futuro, para situações que poderão ocorrer no nosso mundo laboral.
E, uma vez que assumiu o cargo de executivo na empresa do seu pai, onde a gestão era tradicional, referiu os pontos errados e necessários a serem mudados. Isto é, a implementação de uma gestão moderna e mais participativa. Nesta medida, refere como estratégias para o sucesso, a capacidade de aceitar a necessidade de mudanças, obter a participação activa dos funcionário e basear a sua administração na flexibilidade e aceitação a transformações.
Página 3 de 34
Resumo e comentário:
Inicialmente, Semler passa por descrever a sua estadia na maternidade. Relata que já nessa altura não era fácil de aturar. Segundo o próprio os outros bebés sentiam-se incomodados pelo seu barulho.
Descreve-se como, já nessa altura, uma pessoa distraída e relata situações caricatas, enquanto crescido, como mudar de casa e mesmo assim estacionar o carro por duas vezes na garagem da sua nova vizinha, na sua antiga casa.
Além disso, já se caracterizava como ambicioso, e já na sua infância achava que os seus desejos não eram correspondidos. Assim, ele próprio