TCA 4 ETAPA
Wiliam Rocha Vieira
Trabalho de Construção de Aprendizagem
4ª Etapa - 1º Semestre.
Timóteo – MG
2015
Resumo Este trabalho apresenta um pouco do que foi por mim aprendido no decorrer da segunda etapa do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, através dos conteúdos ensinados e também pelas experiências da vida pessoal e acadêmica.
Palavras-chave
Crônica, contos, literatura.
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar minha visão do curso de Licenciatura em Letras na modalidade de Ensino a Distância e informar minha opinião a respeito de tudo o que foi visto até aqui. Boa leitura!
Modos de Organização do texto literário.
Crônica
A crônica em sua etimologia, vem da mitologia grega Chronos. Esta palavra se refere ao deus do tempo “que devorava os filhos dos homens assim que nasciam, para escapar da profecia do oráculo que previa seu destronamento por um dos filhos.” (PAULINO, ET AL.2001, P.113); devido a isso, a imagem comum em muitas culturas é de que o tempo tudo devora. É um tipo de narração curta que em grande parte das vezes falam do dia-dia e sempre tem algum tipo de ensinamento não explícito, mas incutido na narrativa.
Uma narrativa que se sustenta de fatos ocorridos no cotidiano. Sua leitura flui de forma agradável e interativa, permitindo ao leitor uma identificação pessoal com o acontecido. Normalmente, sua narração é em primeira pessoa, assim, o autor consegue transmitir o que pensa e sente para aquele que lê, de forma satírica e bem-humorada. São textos curtos, e por serem em 1ª pessoa, não há a necessidade de uma linguagem mais rebuscada.
A literatura brasileira é bem rica nesse quesito, apresentando grandes nomes, como Fernando Sabino, Machado de Assis, Luís Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar, Lygia Fagundes, dentre diversos outros.
A origem da Crônica
A crônica surgiu quando o escriba, que estava a serviço do rei, faraó, ou qualquer pessoa de grande importância na hierarquia dirigente,