TCA de Matematica 4 etapa
Com os avanços das tecnologias de comunicação e informação, a sociedade encontra-se cada vez mais informatizada. Perante este novo desafio, a escola como instituição da sociedade deve adequar as suas estratégias e metodologias de ensino a este contexto. O trabalho que ora se apresenta tem como tema: Os Recursos Didáticos no Processo de ensino-aprendizagem. Procurei abordar os principais materiais utilizados como meio de transmissões de conhecimentos, como recursos facilitadores de um ensino mais dinâmico, mais interativo, colaborativo e significativo.
DESENVOLVIMENTO
1.1 Importância do uso dos recursos didáticos
Segundo Karling os recursos de ensino atendem, em parte, a afirmação de Aristóteles: nada está na inteligência que antes não tenha passado pelos sentidos. Os sentidos são, sem dúvida, as portas de entrada das sensações. Estas se transformam em percepções que, uma vez organizados e estruturados, se constituem em aprendizagem. O importante é observar se os alunos também constroem e utilizam os recursos didáticos uma vez que são aspectos que nos chamaram a atenção na necessidade deles manipularem os instrumentos e as ferramentas com os quais desenvolvem as suas aprendizagens. Os recursos podem estar na escola ou fora dela. Estes só podem ser usados se levamos o aluno até eles, no local em que se encontram. Os recursos de ensino levam os alunos a observar e prestar mais atenção e permiti-lhes distinguir melhor as coisas. Podem mostrar a forma, a sequência de fenómenos, à posição, o tamanho, a estrutura, o funcionamento de equipamentos, o movimento. Facilitam o reconhecimento de semelhanças e diferenças: de animais, de plantas, de sexos, de insetos, de objetos.
1.2 Função dos recursos didáticos
Os recursos de ensino ajudam enormemente a comunicação, a compreensão e a estruturação da aprendizagem cognitiva. Eles têm função importante no incentivo e no alcance de objetos afetivos, ou seja:
• Fazem o aluno gostar de estudar, uma disciplina ou de