Resumo d livro
AUTOR: SEIITI ARATA JR. 6 COMMENTS
Livro: Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes (The 7 Habits of Highly Effective People), Steven Covey (link afiliado)
Escrito em 1989 por Stephen Covey, é um clássico de desenvolvimento pessoal que defende que a eficácia vem com a clareza a respeito de nossa identidade, visão e princípios. E que, assim como no livro Maestria, de George Leonard, diz que a mudança somente é eficiente quando se tornar habitual.
Após fazer profunda pesquisa bibliográfica, Covey divide os textos voltados para desenvolvimento pessoal em dois grandes grupos: a ética do caráter e a ética da personalidade.
A Ética do Caráter
Baseada em princípios pessoais imutáveis como a integridade, humildade, fidelidade, paciência, entre outros. O verdadeiro sucesso não é uma fácil e rápida aplicação de técnicas, mas sim uma maestria interna na incorporação destes valores. Menciona a autobiografia de Benjamin Franklin como um expoente desta literatura.
A Ética da Personalidade
Surge, conforme Covey, logo após a Primeira Guerra Mundial e parece uma referência a literatura no molde de “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, que será abordado em texto futuro. Apenas a título de ilustração, Carnegie chegava ao extremo de sugerir fingir interesse em certos assuntos para capturar mais a atenção do interlocutor. A ética da personalidade defendia que o sucesso tornou-se uma decorrência da personalidade, de imagem pública, atitudes e comportamentos, e principalmente técnicas pontuais que poderiam tornar as relações humanas mais produtivas. São soluções rápidas, os métodos “quick fix” criticados por George Leonard.
A ética da personalidade é bifurcada em um caminho de técnicas de “relações públicas” (iniciadas por Edward Bernays) baseadas em estratégias de poder, habilidades de comunicação e outro caminho direcionado ao poder do pensamento positivo.
Covey não nega a