Resumo Livro D. Sebastião - Rei de Portugal
Introdução
O autor do livro publicado em 2006, António Villacorta Baños-García, é natural de Quintanilla de las Torres, Espanha, realizou estudos em várias áreas e é licenciado em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, com um mestrado em Psicopedagogia. Como historiador, especializou-se nas Cortes de Espanha e Portugal na Época Moderna. É colaborador em várias revistas de história, tendo já publicado vários livros científicos, nomeadamente biografias históricas.
Neste livro o autor pretende acercar-se da personagem de D. Sebastião, pondo de lado preconceitos e elementos condicionantes, numa postura aberta e indagadora, tentando dessa forma, mostrar-nos um D. Sebastião humano que vai para além da figura mítica do monarca português que tanto o carateriza.
Assim, é-nos apresentado um D. Sebastião enquanto criança, adolescente e adulto, evoluindo num espaço e num tempo, integrado num contexto humano, familiar, educacional, emocional e realengo.
Por isso, a importância dada pelo autor a outras personagens que de alguma forma influenciaram, por vezes marcadamente, a sua personalidade, como a sua mãe D. Joana de Áustria, o tio D. Filipe II, a avó D. Catarina de Áustria, o primo D. Carlos, os educadores Luís e Martim Gonçalves da Câmara.
Vai-nos então surgindo um D. Sebastião de coragem indeclinável, com um forte fervor religioso, colocando-se por diversas vezes em situações de grande perigo pelo prazer da provocação, determinado em realizar os seus objetivos independentemente dos avisos nefastos que daí poderiam resultar, de ar melancólico, com alguns momentos de êxtase extremo e padecendo de uma doença que o aflige a partir de tenra idade.
Várias são as circunstâncias descritas que vão ao longo do tempo forjando a sua personalidade. Desde logo a morte do pai antes do seu nascimento, o afastamento definitivo da mãe quando tinha 4 meses, uma educação com forte pendor religioso promovida pela avó e seus educadores