Resumo a pré-historia da linguagem vygotsky
Professor
Aluno-
Resumo da pré-história da escrita.
O presente texto, inicialmente aborda os problemas decorrentes da aquisição da linguagem escrita, que se torna deficiente em sua autonomia, pois se ensina a mera decodificação de letra em som, ao contrario do que Vygotsky propõe a penetração na linguagem escrita. Tais problemas ocorrem com frequência, diferentemente da linguagem falada, pelo fato da escrita ser obtida por um treinamento artificial, técnica que a pedagogia até o presente momento da escritura do texto ainda não dominava e em seu ensino é difundido a prática mecânica de memorização (a qual permeia até os dias atuais). Nesse panorama, o autor dissertar sobre necessidade do estimulo ao prazer a nesse ato em oposição a uma prática imposta. Já que segundo este a escrita constitui um conhecimento de segunda ordem ( a priori), e se torna na medida em que bem ensina, um conhecimento de primeira ordem de associação natural do signo gráfico ao sonoro. Para isso ele defende a necessidade da psicologia se esforça mais nessa área, propondo a volta para a pré-história da escrita na criança e seu progressivo desenvolvimento, o qual se inicia pelo aparecimento dos gestos.
Gestos e signos visuais.
De acordo com o teórico, os gestos possuem o germe da escrita, a qual defende por meio dos estudos de Wurth a sua correspondência com representação pictórica, devido à gravura desses desenhos pré-históricos necessitarem da realização de uma gestualidade para serem gravados. Estando a par disso, Vygotsky define outro domínio, agora no desenvolvimento da criança, em que os gestos estão entrelaçados com a origem da escrita, são: o rabisco e o brinquedo (será tratado adiante).
Sobre os rabiscos, este entende que a desenvolver utilizar da dramatização para a sua execução, porém ainda não se constituem desenhos, pois são mais gestos do que representação simbólica.
O desenvolvimento do simbolismo no brinquedo No que se refere a