Resumo - A organização retórica de resenhas acadêmicas
“A organização retórica de resenhas acadêmicas” é o sumário de dissertação de mestrado de autoria de Benedito Gomes Bezerra. O presente artigo detalha como é feita a organização retórica do gênero resenha, através de 60 resenhas construídas por trinta escritores especialistas e trinta estudantes, ambos da área de Teologia, com um proposito de demonstrar o padrão organizacional nos dois grupos, e também as especificidades de cada um.
O autor do artigo começa sua obra apresentando os estudos sobre os gêneros textuais, e os estudos atuais sobre a regularidade de forma e conteúdo, apresentando uma citação indireta de Freedman e Medway (1994). Bezerra chega ainda a utilizar mais uma citação indireta de Miller (1994) sobre situações retóricas recorrentes, e uma citação direta de Bakhtin (1997), para apresentar a reconceituação dos gêneros textuais.
Bezerra continua seu artigo, descrevendo os estudos de gênero, através do contexto norte-americano. Para tanto, utiliza um artigo de Miller (1994), para embasar sua pesquisa. Não obstante, utiliza ainda o teórico Swales (1990) para solidificar a caracterização do gênero. O autor apresenta ainda Bathia (1993), finalizando assim a apresentação do gênero no contexto norte-americano.
Na continuação do artigo, o autor, apresenta as análises do gênero resenha, a partir do modelo de Swales (1990). Apresenta então o modelo descritivo constituído por unidades maiores e subunidades (moves e steps). De acordo com Bezerra, Swales denomina este modelo de CARS, e mostra que este modelo tem sido aplicado com adaptações a diferentes gêneros textuais, como é o caso de Motta-Roth (1995) e Araújo (1996).
Bezerra, autor do artigo, da sequência definindo a metodologia empregada na pesquisa. Afirmando assim, que baseou a análise de dados, através dos modelos de Motta-Roth (1995) e Araújo (1996). Direcionando o leitor para uma