Resumo - a meta
O livro A Meta, escrito em forma de romance, trata das dificuldades enfrentadas por um gerente de uma fabrica, em administrar sua empresa, tentando evitar que ela vá à falência. Ele também apresenta ao mundo a Teoria das Restrições de Eliyahu Goldratt (coautor do livro).
A história se inicia com o gerente de uma das fabricas da UniCo, Alex Rogo, sendo pressionado por seu chefe, Bill Peach, para que sua unidade apresentasse melhores resultados com o risco da mesma ser fechada e foi lhe dado três meses de prazo. A vida conjugal de Alex também ia mal, pois com toda a pressão do trabalho ele não tinha tempo para a família.
Desesperado ele entra em contato com um professor dos tempos de faculdade, Jonah, que fica interessado em ajuda-lo e de inicio faz com que Alex descubra qual a verdadeira meta de sua fabrica, depois de muito analisar ele descobre que a meta não só de sua fabrica, mas de qualquer organização com fins lucrativos é ganhar dinheiro.
Junto com Jonah, Alex e sua equipe analisam por qual motivo sua fabrica não ganhava dinheiro, descobrindo que em sua linha de produção havia restrições, chamadas de gargalos no livro, e que identificar essas restrições e administrar a fabrica de acordo com elas era o objetivo para se alcançar a meta.
Com isso em mente eles aplicam uma técnica da combinação da produção denominada tambor-pulmão-corda, em que o tambor é o principal recurso restritivo e dita o ritmo da produção, o pulmão são os estoques extras para evitar eventuais problemas no processo de produção e a corda obriga os demais processos que não são restritivos a manterem o ritmo dado pelo tambor.
Alex termina o prazo com resultados inesperados e consegue salvar sua unidade. Alcançando a meta da empresa ele também identificou a restrição em seu relacionamento familiar e encontrou medidas para viver com tranquilidade.
Esse processo de otimização que Alex aplicou na sua linha de produção é à base de todos os aplicativos da teoria das