Resumo - A meta
Faculdade de Ciências Aplicadas
Gestão de Sistemas de Produção – GL 506
FICHAMENTO DO LIVRO “A Meta”
RESUMO
O livro “A Meta” relata a história de Alex Rogo, gerente de uma fábrica da organização único que está à beira da falência e, simultaneamente, tem uma crise em seu casamento. Neste contexto, é dado um ultimato no qual se a fábrica não apresentar em determinado prazo resultados positivos significativos ela será fechada.
A história começa quando Bill Peach, vice-presidente da UniCo, em visita à fábrica de Alex estipula um prazo de três meses para que sua fábrica apresentasse resultados significativos que demonstrassem que ela seria capaz de sair da situação que ela se encontra. Entretanto, caso não tivesse êxito, a fábrica seria fechada e junto com ela todas as pessoas dependentes direta (funcionários e fornecedores) ou indiretamente (cidade e economia local) sofreriam enormemente seu impacto.
Tendo em vista esta grande responsabilidade com seus colaboradores com a economia local, Alex começa a pensar modos de solucionar este grande problema. Assim sendo, ele passa a encarar de um modo diferente sua fábrica e começa a analisar seus processos, descobrindo as razões dos problemas que existem e como solucioná-los.
Inicialmente, ele sabe que seus problemas estão atrelados ao atraso das entregas dos pedidos, apesar da eficiência de suas máquinas e funcionários, além do retorno mínimo de suas vendas.
Porém ele não consegue chegar a uma conclusão sozinho, e reúne-se com os gerentes de divisão colocando-os a par da situação, em que eles se compromete a tentar salvar a fábrica. Durante esta mesma reunião Alex se lembra de uma conversa com seu antigo professor de física, Jonah, que durante um encontro o questiona a respeito da meta de sua fábrica ao que ele responde ser o aumento da eficiência, a produtividade, entretanto, ao fazer a mesma pergunta para a sua equipe eles chegam à outra conclusão, na qual a meta da