Resumo: a meta
O livro “A Meta” trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência.
Uma das dificuldades era que a empresa não apresentava ganhos. Estoques de materiais sólidos considerados sem utilidades, atraso constante nas entregas dos pedidos o que dava um retorno mínimo para a fábrica de montagens.
Com essas dificuldades, Alex é intimidado por Bill Peach (Vice-presidente da Único) para que a fábrica se erga e passe a ter bons resultados em até 3 meses e em caso ao contrário seria fechada.
Alex começa a pensar em como salvar a fábrica, e lembra de um antigo professor de física da faculdade, Jonah.
Então Alex contas suas dificuldades para ele, e Jonah começa a questionar em um ponto principal: Qual é a Meta da sua empresa? Alex começou a dar uma série de respostas onde Jonah sempre colocava a questão do fato de ter toda tecnologia e mão de obra especializada e a fábrica não gerar resultados esperados, ele começou a perceber que não para a fábrica não precisava apenas de eficiência, pois haveria outros fatores que comprometiam.
Alex resolveu reunir sua equipe, formada por Stacey Potazenik que administrava o controle do inventario, Lou que era da contabilidade e Bob que trabalhava na produção de robôs. A pedido de sua equipe Alex procurou Jonah novamente.
Jonah explicou três regras operacionais para gerenciamento da empresa: ganho, inventário e despesa operacional.
Ganho: Índice pelo qual a empresa ganha dinheiro através das vendas.
Inventário: Investimento de dinheiro na compra de coisas que se pretende comprar.
Despesa Operacional: dinheiro que a empresa gasta afim de transformar o inventário em ganho.
A empresa não apresentava ganhos, tinha altíssimo inventario e vários empregados tinham tempo ocioso e a despesa operacional era alta.
Alex explicou as três regras para sua equipe e passam a adotá-las comprometendo-se para que essas regras funcionem.
Alex