RESUMO A Luta pelo Direito - Rudolf Von Ihering
O objetivo da lei é a paz, e para chegar a paz primeiro é necessário a guerra, então daqui surge a definição que a busca pelo estabelecimento da lei vem de uma batalha, porém para muitos a lei é um condição de paz e ordem, que são mantidos por outros que lutam enquanto os primeiros acreditam na permanência da paz e ordem. Assim algumas gerações vivem na paz, enquanto outros vivem a guerra em busca da paz. A origem da lei segundo Savigny e Puchta é de que ela surge espontaneamente assim como a linguagem, todavia a lei exige uma batalha para se estabelecer, e esta gera muitas perdas, “o nascimento da lei, assim como o do homem, foi sempre acompanhado das dores violentas do parto” (p.65), e estas dores geram naqueles que batalharam pela lei um sentimento tão forte comparado ao da ligação de uma mãe com seu filho. Assim a lei que é conquistada pela batalha dificilmente vai ser usurpada de um povo.
A verdadeira batalha pelo direito ocorre quando esse direito legal é violado, e essa batalha faz-se necessária para validar o direito. A batalha legal pelos direitos individuais é a menos violentas das batalhas, porém sua justificativa é tão válida quanto a de qualquer outra, pois o que aqui está em jogo não são valores e sim o sentimento de direito. Fazendo uma analogia entre um indivíduo que tem suas terras invadidas por um vizinho, e uma nação que tem suas terras invadidas por uma nação vizinha, sendo ambas as terras sem valor econômico, é de se esperar que aconselhe-se o indivíduo a desistir do processo, porém à nação é validado o direto de lutar pelas terras, esquecendo-se assim o verdadeiro caráter da batalha a afirmação da pessoa.
O indivíduo tem a obrigação de lutar por seus direitos, pois essa é uma forma de afirmar sua moral. Assim cada um defende com mais sagacidade aquilo que para si é de mais valor, as condições morais para sua existência. O camponês