Mecânico de manutenção
A principal função do No-Break é garantir, no caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica, o funcionamento do computador, ou de qualquer outro dispositivo a ele conectado, um tempo de funcionamento extra para que o usuário salve o seu trabalho e faça o desligamento seguro do sistema operacional sem correr o risco de perder o trabalho que estava sendo feito ou os dados que estejam sendo manipulados na memória do computador. O No-Break é a alternativa mais adequada para quem não pode ficar na mão na hora dos "apagões". Embora as chances dos apagões programados pelo governo tenham sido reduzidas, nunca uma companhia de energia elétrica garante o fornecimento de energia 100% do tempo, além disso, existem várias situações que podem provocar um black-out independente da companhia de energia, como um acidente de carro, tempestades, raios, condições da energia elétrica do prédio e das redes de transmissão próximas, inundações, incêndios e inúmeras outras.
Existem inúmeros modelos disponíveis, para vários tipos de aplicações: desde unidades para computadores domésticos, passando por servidores, equipamentos de telecomunicações e etc. Para usuários domésticos e estações de escritórios os modelos costumam oferecer uma autonomia que varia de 10 a 25 minutos, mas lembre-se de que este tempo de autonomia sempre varia de acordo com a carga que for conectada, sendo assim se você ligar a sua impressora, scanner e aparelho de fax no No-Break o seu tempo de autonomia automaticamente vai diminuir. Caso você precise realmente ligar esse tipo de periféricos também no No-Break verifique se ele tem a capacidade de suportar toda essa carga, caso contrário ligue-os a um filtro de linha.
Alguns No-Breaks também incorporam as funções de um filtro de linha garantindo a integridade do hardware a ele conectado. Alguns outros modelos de No-Breaks também vem com software de gerenciamento. A principal função destes softwares, além de gerar informações de controle da