Resumo A Constru o do Saber
A obra A Construção do Saber, dos autores Laville & Dionne, apresenta nas páginas 22 a 28 sub temas e reflexões voltados para a necessidade que o ser humano tem em aprender a partir do conhecimento popular, por meio da intuição e do sentimento. Acontece que esse saber é limitado, e como o homem está sempre em busca de descobertas, afirmações ou negações, percebe a sua fragilidade diante do desejo em aprender a desafiar a si mesmo e encontrar um meio em que possa obter o conhecimento técnico que lhe traga segurança.
Nesse caminho, os autores destacam os filósofos e seu papel no saber cientifico, trazendo novas reflexões e informações, dentre os quais o saber apropriado, utilizando o exercício da mente, mostra também, a relação entre o sujeito e o objeto a ser estudado e compreendido e qual o significado que esse objeto tem para a sua vida e o que ele representa, ou seja, há diversas formas do saber, dentre todos os aspectos apresentados, sejas eles cientifico, popular, dedutivo, indutivo, intuitivo, técnico, religioso. A partir dessas descobertas, o homem na sua inquietação procura cada vez mais o conhecimento, seja ele empírico ou cientifico, observando, experimentando e fundamentando os métodos do conhecimento.
Com o passar dos anos, o saber do homem, se amplia e abrange várias áreas de atuação que beneficiam a população. O conhecimento cientifico atinge seu apogeu trazendo novas possibilidades de descobertas e proporcionando um leque de acesso ao aprendizado.
Atrelado a isso, as ciências humanas estuda o comportamento do homem social, descortinando a história da humanidade e trazendo um novo olhar para o conhecimento através das pesquisas.
Lícia Silva.