LEOOOOOOOOOO
2336 palavras
10 páginas
OxigenoterapiaA oxigenoterapia refere-se à administração de oxigênio medicinal em concentrações maiores que aquelas do ar ambiente, visando tratar ou prevenir os sintomas ou manifestações de hipóxia.
Hipoxemia: diminuição na pressão arterial de O2 no sangue. A hipoxemia leva a hipóxia.
Hipóxia: Redução no aporte de O2 para os tecidos
Objetivo Aumentar o nível de oxigênio que é trocado entre o sangue e os tecidos, corrigindo essa deficiência.
Corrigir e reduzir os sintomas relacionados à hipoxemia e melhorar a Difusão do O2; Melhorar a oxigenação tissular de pacientes com dificuldades de transporte de O2;
Facilitar a absorção de ar das cavidades orgânicas; Minimiza a carga de trabalho cardiopulmonar. Manter PaO2 entre 80-100mm Hg Sat O2 de 90 a 100%.
Indicação:
A oxigenoterapia está indicada sempre que exista uma deficiência no aporte de oxigênio aos tecidos. A hipóxia celular pode ser causada pela diminuição da quantidade de oxigênio no gás inspirado (exposição a elevadas altitudes), diminuição da ventilação alveolar, alterações na relação ventilação/perfusão, aumento do shunt intrapulmonar, alterações de transferência gasosa, decréscimo no gasto cardíaco, em situações de choque hipovolêmico e diminuição ou alterações moleculares da hemoglobina.
Como para qualquer tipo de droga, existem especificações para tratamento, níveis da dosagem, e métodos adequados de fornecimento. Devem ser realizados certos parâmetros utilizados para estudar o grau de oxigenação sanguínea. A equipe médica poderá prescrever a quantidade de oxigênio correta com base na oximetria e no acompanhamento do Fisioterapeuta. Dentre esses parâmetros encontram-se:
Pressão arterial de oxigênio (PaO2), que geralmente encontra-se entre 90 a 100mmHg, medida que indica a quantidade de oxigênio dissolvido no plasma sanguíneo e, desta forma, valores que estão abaixo dessa faixa indicam trocas gasosas ineficientes;
A saturação da oxiemoglobina arterial (SatO2) também é outro importante parâmetro à