Resumo Wallon
Maria Angélica Freire de Carvalho Doutorado em Lingüística pela Unicamp, Analista Educacional do programa Salto para o Futuro/TV Escola/SEED/ME.
Rosa Helena Mendonça
Mestrado em Educação pela PUC-Rio, Supervisora Pedagógica do programa Salto para o Futuro/ TV Escola/SEED/MEC. Brasília, Ministério da Educação, 2006.
O texto introduz a importância da alfabetização e letramento na linguagem e na sociedade que exige o conhecimento para o entendimento dos códigos. Onde letrar e alfabetizar juntos pode obter melhores resultados em sala de aula, para estimular todos os aspectos como escrita, leitura, ortografia etc... Alfabetizar e letrar são elementos diferentes, porém complementam um ao outro de forma que são indispensáveis. Alfabetizar diz a compreensão e entendimento e organização das letras. Letramento já esta no conhecimento prévio do endividou a cultura e sociedade espontaneamente nos apresentam a escrita por meio da urbanização como placas, rótulos, revistas e por toda vida isso vai nos acompanhar. Muitas pessoas passam pela escola e compreendem os métodos usados para alfabetizar, mas não conseguem transmitir à escrita. Existem métodos abordados em sala de aula para fixar a leitura e identificar segmentos de um texto para identificar diferenças da fala para escrita. Nos primeiros contatos existe complexidade na aprendizagem e vai gerar dificuldade ortográficas onde serão retomadas, cada aluno terá particularidade onde o professor terá que ter amplo cuidado ao esclarecimento para sanar o problema em questão.
Incentivar a leitura contribui para o entendimento e compreensão dos códigos, porém a leitura e uma atividade que se pratica individualmente mas que se colocar desde o principio de uma criança vai se desenvolver sistema de escrita a produção de seus próprios textos.