Resumo wallon
Médico, psicólogo e filósofo francês mostrou que as crianças têm também corpo e emoções (e não apenas cabeça) na sala de aula.
Sua teoria pedagógica, diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um simples cérebro,
Wallon ressalta a que a motricidade, e necessária ao desenvolvimento.
Estágios de Desenvolvimentos segundo Wallon:
- Estágio Impulsivo (0 a 1 ano) – emocional que abrange o primeiro ano de vida. Necessidade do bebê (sobrevivência, respiração, alimentação, sono e afeto).·.
- Estágio - Sensório-motor e projetivo (1 a 3 anos) – a criança realiza um extenso e diferenciado acordo entre as percepções e o movimento ela adquire autonomia na manipulação dos objetos e na exploração dos espaços. Neste estágio ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem.
- Estágio - Personalismo: (3 a 6 anos). Nesta fase a criança está voltada novamente para si própria, ela é mediada pela fala e pelo domínio do “meu/minha”, faz com que as ideias atinjam o sentimento de propriedade das coisas. A tarefa central é o processo de formação da personalidade. No personalismo a criança aprende principalmente pela oposição ao outro.
- Estágio - Categorial: (7 a 12 anos). A criança já não é função unicamente do grupo familiar. Começa a fazer parte de diferentes grupos fora da família tendo a escola como grupo principal.
- Estágio – puberdade e adolescência: (12 anos em diante). Construção que impõe a necessidade de uma nova definição dos contornos da personalidade. Este processo traz à tona questões pessoais, morais e existencial.
Minha Conclusão:
Wallon defendia a Motricidade (conjunto de funções do esqueleto humano) junto com a emoção, considera a pessoa como um todo a afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo, não funcionam