Resumo Vida e Obras de Karl Marx
Karl Marx foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revolução Socialista, movida pela metade da população mundial da época.
Nasceu em 5 de maio de 1818 em Trier, Renânia, província da Prússia. Vindo de uma família judaico-alemã, foi batizado em uma igreja protestante. Estudou quando criança em sua cidade natal e ao concluir entrou para a universidade de Bonn, onde participou da luta política estudantil. Tempo depois se transferiu para a universidade de Berlim. No geral cursou Filosofia, História e Direito.
Em Iena, obteve em 1841, o seu doutoramento em Filosofia com uma tese sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro baseando-se na perspectiva Hegelina, que foi levada por sua posição política cada vez mais tendenciosa à esquerda republicana. Ainda neste período, Marx passou a integrar o jornal Rheinische Zeitung, onde pouco tempo depois passou a dirigi-lo.
Em 1843 casou-se com Jenny Von Westphalen e mudou-se junto a ela para Paris, lá logo tratou de contatar socialistas. Marx junto com Arnold Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", e publica os artigos de Fredrich Engels. Publica também "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.
Expulso da França instalou-se em Bruxelas, onde fez uma consistente amizade com Friedrich Engels e junto a ele publicou obras, que na tradução chamam-se A sagrada família, trabalho que versava contra o hegeliano Bruno Bauer e seus irmãos e A ideologia alemã, que por motivo de censura não pôde ser publicada naquele momento.
Após estabelecer-se em Bruxelas, passa a fazer parte de organizações clandestinas de operários e exilados. Em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto