Resumo UNICEF
FINALIDADE - O UNICEF busca soluções inovadoras de água e saneamento de qualidade, saúde, educação, nutrição e em situações de emergência. Investindo em projetos que possam melhorar a perspectiva de crescimento e desenvolvimento das crianças e jovens por todo o mundo.
SURGIMENTO – Após o final da Segunda Guerra Mundial em 1945, o mundo se deparava com um cenário de caos e desordem social. Assim surgiu a ONU, responsável por tentar reorganizar tudo que estava pendente. A ONU então criou organizações de cunho específico com a finalidade de buscar soluções para os desafios encontrados.
UNICEF NO MUNDO – Criada em 11 de dezembro de 1946, tinha como princípio amparar as crianças afetadas pela guerra na região da Europa, Oriente Médio e China. Dado o sucesso da organização e a solicitação de países menos desenvolvidos, em 1953 o UNICEF se tornou um órgão permanente, se expandiu e hoje está presente em 191 países, desenvolvendo projetos junto a governos, iniciativas privadas e ONG’s.
UNICEF NO BRASIL - O UNICEF está no Brasil há 64 anos, tendo como início de suas atividades projetos destinado a proteção à saúde da criança e da gestante no Ceará, Paraíba, Piauí e rio Grande do Norte. Hoje presente em quase todo o território nacional, o UNICEF impacta diretamente e para a melhor a vida das crianças, dos adolescentes e de suas famílias.
O escritório nacional localizado em Brasília desenvolve projetos de nível nacional a partir de resultados de experiências locais, identificadas, apoiadas e avaliadas pelos escritórios regionais que estão distribuídos no Brasil. Além disso, atua junto ao poder público federal para promover leis e políticas públicas em benefício da infância brasileira.
CONTRIBUIÇÕES NO BRASIL – Em todos estes anos atuando no Brasil, o UNICEF contribuiu significadamente na luta contra a poliomielite; lutou junto a mulheres para que lhes fosse garantido o direito de amamentar; junto ao