Trabalho De TEP
NUTRIÇÃO
Ingrid Moreira
Kelly de Sousa
O NUTRICIONISTA NO BRASIL: UMA ANALISE HISTÓRICA¹
UBERLÂNDIA/MG
2015
Ingrid Moreira
Kelly de Sousa
O NUTRICIONISTA NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA¹
TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA TÉCNICA DE ESTUDO E PESQUISA DE NUTRIÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO SOBRE ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA CARMEM.
UBERLÂNDIA/MG
2015
RESUMO INDICATIVO
O objetivo deste artigo foi realizar uma análise histórica do processo de emergência e evolução da profissão de nutricionista no Brasil. A metodologia utilizada baseou-se principalmente em revisão da literatura sobre a história da Nutrição no Brasil no período de 1939 a 2000. Como critérios metodológicos de análise foram estabelecidos quatro cortes transversais, correspondentes a contextos específicos da história deste profissional: 1939-1949, 1950-1975, 1976-1984, 1985-2000. Por fim, o artigo procura apontar as perspectivas imediatas e mediatas que podem ser visualizadas para a prática profissional do nutricionista no decorrer do século XXI.
FICHA DE CITAÇÃO
“ Deduz-se, portanto, que a preocupação com a questão da alimentação e nutrição da população mundial (dentro de uma abordagem do coletivo) teve início com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial. Um primeiro indício desta preocupação foi a realização, em 1941, da National Nutrition Conference for Defense (conhecida como a Conferência de Washington),convocada pelo Presidente Roosevelt. O passo seguinte foi a realização, em 1943, da Conferência de Alimentação de Hot Spring, Virgínia, também convocada pelo presidente norte-americano, com a participação de representantes de 44 países, onde foi proposta a criação de um órgão internacional especializado em alimentação. Esta conferência de 1943 deu origem à criação, em 1946, tanto da FAO, entidade da ONU responsável pela questão da alimentação e nutrição mundial, como do UNICEF, entidade com fins humanitários de