Resumo Um Toc na Cuca
Resumo dos capítulos:
1. A resposta certa
No primeiro capítulo o autor começa fazendo um questionamento sobre qual seria a maneira correta de pensar. Ele nos mostra que ao longo da nossa educação fomos habituados a encontrar a “resposta certa” e perdemos o hábito de encontrar as outras “respostas certas”. E por consequência, perdemos a capacidade de ser criativo e encontrar várias soluções para o mesmo problema. No final do capítulo o autor dá algumas dicas para conseguirmos encontrar repostas inovadores para os nossos problemas.
2. Isso não tem lógica
No segundo parágrafo o autor o autor começa com um exercício para distinguir coisas com caráter difuso das coisas de caráter concreto. Ele ainda comenta que o pensamento concreto é mais lógico e procura diferenciar as coisas, já o pensamento difuso possui caraterísticas metafóricas, aproximativas, humorística e capaz de lidar com as contradições procurando semelhanças e conexões entre as coisas.
Logo após esse diferença entre o difuso e o concreto o autor busca aplicar esses conceitos no processo criativo. Ele fala que pensamentos difusos são muito importantes na fase germinativas das ideias. Já o pensamento concreto, por sua vez, é mais utilizado na fase prática. Ainda completa que os dois pensamentos são muito importantes na elaboração de ideias, mas quando são bem aplicadas.
Por fim ele diz que a lógica é um importante instrumento para a criação, defende o uso dela na fase prática dos processos criativos. Finaliza com dicas de como obter boas ideias. 3. “Siga as normas”
Nesta etapa do livro, o autor Roger Von Oech destaca como a mente humana reconhece facilmente padrões e o bloqueio mental causado pelas normas impostas, cita exemplos de pessoas que infringiram regras e foram criativos, como:
· O nó desatado por Alexandre em Górdio 333 a.C;
· Copérnio que quebrou a regra de que a Terra estaria no centro do Universo;
· Napoleão inseriu um novo método de campanhas militares;
· Beethoven