Resumo ultimo capitulo viver de design
A regulamentação da profissão * 90% dos problemas relacionados ao mercado de trabalho tenderiam a desaparecer. * Arquiteto é um profissão regulamentada. * ATITUDE ARRISCADA E ANTIÉTICA * Curso de nível técnico, curso superior de curta duração, ministrados nas escolas superiores e curso superior.
Vantagens:
* Piso salarial adequado ao nível de sua formação acadêmica. * Classificação profissional dos designers. * Concurso público fechado para categoria.
Trabalhando com o coração * Realizar atividades sem fins lucrativos. “Agora, o mais importante: esse tipo de trabalho tem que ser realizado com o coração. Só realize e acreditar realmente nas causas que a instituição abraça, pois sua remuneração será enorme satisfação de doar-se” Gilberto Strunck.
Vá à luta!... * O design faz a arquitetura da informação. * Interpretes da nossa rica cultura.
Código de Ética profissional dos Designer Gráficos
Dos Objetivos: Artigo 1º- Ética profissional com a classe, Clientes, empregados e a sociedade.
Artigo 2º- Elevação moral e profissional a partir de seus atos.
Artigo 3º- Aperfeiçoar a qualidade das mensagens visuais e do ambiente brasileiro através de seu trabaho.
Artigo 4º- Trabalhará honestamente, com perfeição e respeito à legislação vigente ,e resguardará os interesses do Cliente e empregados, sem prejuízo de sua dignidade profissional e dos interesses maiores da sociedade.
Dos deveres fundamentais:
Artigo 5º- No desempenho das suas funções: * Contribuir com sua capacidade e experiência para melhor servir a sociedade. * Utilizar de sua capacidade para emancipação econômica e tecnológica do país . * Respeitar e fazer respeitar os preceitos internacionais da Propriedade Industrial. * Não comprometer seu status como profissional independente com ações inadequadas
Artigo 6º- Em relação aos colegas: * Não cometer ou contribuir para que se cometam injustiças contra colegas.