Processos de almoxarifado
É importante saber qual o momento em que deve repor seu estoque. Para minimizar tal problema deve-se conhecer o ponto de pedido de cada material. As variáveis que influem no estabelecimento de um pedido determinado item são:
• a quantidade máxima do item que deverá ser mantido em estoque;
• o tempo, em média, que esse material permanece estocado;
• o tempo que esse material leva para ser consumido nas unidades requisitantes;
• condições de mercado (sazonalidade, escassez, greves etc.). Levando-se em conta as variáveis acima, pode-se então estabelecer um ponto de pedido de compra de um determinado item em função do estoque mínimo e máximo.
2-) AVALIAÇÃO DE PRODUTO
-CONTROLE DE QUALIDADE
Tem função primordial no controle de materiais, assegura que o dinheiro esteja sendo corretamente aplicado. Através de processos estatísticos, tem condição de informar ao setor responsável pelas especificações os resultados obtidos nos testes de desempenho de um dado produto. Esses resultados poderão definir novas exigências a um determinado produto, que até então eram desconhecidas, melhorando assim sua qualidade. Entre outras funções, garante que os materiais entregues estejam de acordo com as especificações exigidas. Quando há irregularidades como a entrega de produtos com prazo de validade vencido, sem identificações legais de embalagem e rótulo e, por incrível que possa parecer, um produto completamente diferente daquele que foi ofertado. Uma Nota Fiscal só deve ser encaminhada para pagamento, quando o Controle de Qualidade informar que o material recém-chegado encontra-se de acordo com as especificações. O Controle de Qualidade também exerce uma avaliação periódica nos estoques, de forma a assegurar a qualidade do material estocado. Com esse controle, novas formas de estocagem e armazenamento de vários produtos poderão ser sugeridas, assegurando maior durabilidade e diminuindo sensivelmente