Almoxarifado
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho demonstra como funciona as operações do almoxarifado, apontando apenas uma forma mais prática e tranquila de administrar seus espaços e trabalhar corretamente seu estoque, pedindo no momento certo, distribuindo e fazendo circular seus materiais organizadamente.
Todas as organizações são capazes de avaliar os transtornos que as questões políticas trazem para o setor de compras, que é quem dá "oxigênio" ao Almoxarifado, sem deixar de estabelecer uma conduta capaz de defender mesmo que minimamente, a questão de suprir as unidades ou mesmo a população daquilo que necessitam.
O Sistema de Almoxarifado tem por finalidade auxiliar na administração de estoques de produtos de uso contínuo.
2. História
“Desde os mais remotos tempos, quando ocorreu a invasão árabe na Península Ibérica e a palavra "al-xarif" designava a pessoa de confiança do Sultão, responsável pela guarda dos bens do seu senhor, a atividade de almoxarifado já era exercida. A própria origem da palavra almoxarife, vemdaquele vocábulo que através de metaplasmos de transformação, chegam assim até os nossos dias, gerando também o nome do setor, ou da atividade - Almoxarifado.”
(Viana, 2000).
O almoxarifado se constituía em um depósito, quase sempre o pior e mais inadequado local da empresa, onde os materiais eram acumulados de qualquer forma, utilizando mão-de-obra desqualificada. Com o tempo surgiram sistemas de manuseio e de armazenagem bastante sofisticados, o que acarretou aumento da produtividade, maior segurança nas operações de controle e rapidez na obtenção das informações. O termo Almoxarifado é derivado de um vocábulo árabe que significa " depositar".
3. Conceituação
Almoxarifado é o local destinado à guarda e conservação de materiais, em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, tendo a função de destinar espaços onde permanecerá cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição