Relato de caso renaut
Este relato de experiência pretende analisar como as estratégias de marketing da Renault, levaram-na a posicionar-se como uma das montadoras generalistas do mercado brasileiro e consolidar-se como a quinta maior montadora do Brasil.
Alguns dados referentes ao mercado automobilístico nacional buscam auxiliar o entendimento sobre o posicionamento de cada veículo em seu mercado alvo, assim como sobre o posicionamento da Renault como um todo no mercado nacional. Através de um estudo sobre o mercado de automóveis no Brasil, a história das principais montadoras e a recente entrada de novos competidores, o relato busca demonstrar como funciona a concorrência nesse mercado e como foi sua evolução desde a entrada dos primeiros concorrentes no século XX. As características de cada segmento demonstram quais os atributos necessários para um veículo disputar seus mercados alvo e quais os segmentos em que é necessária a participação de uma marca para ser considerada generalista.
O histórico da Renault, sua entrada no Brasil e seus passos mais recentes com diversos lançamentos demonstram as ações tomadas pela empresa com o objetivo de se tornar uma marca generalista no mercado Brasileiro. O estudo dos números de seus carros em cada segmento busca estudar a confirmação dessa hipótese.
Palavras-chave: marketing, identidade de marca, posicionamento
ÍNDICE DE TABELAS E GRÁFICOS
Tabela 1 – Conceito de Segmentação de Mercado 9
Tabela 2 – Conceito de Vantagem Competitiva 10
Tabela 3 – Conceito de Mercado Alvo 11
Tabela 4 – Conceito de Posicionamento 11
Tabela 5 – Ciclo de Vida 12
Gráfico 1 - Evolução dos emplacamentos de veículos de passeio e comerciais leves, por segmento, de 2007 a 2011. 21
Gráfico 2 - A participação dos três principais segmentos no mercado 27
Gráfico 3 - Evolução da participação da Renault dentro do segmento de Veículos de Entrada. 28
Gráfico 4 - Evolução da participação da Renault dentro do segmento Hatch Pequeno. 29