Resumo Ultimo 1 1 1 Gravitacao
Com objetivo de calcular o valor da aceleração da gravidade em Itajubá , o experimento realizado no laboratório didático de física , foi repetido dez vezes , no qual foi posto uma esfera de metal em queda-livre, e medida a sua atura inicial, intermediária (uma altura qualquer) e sua altura final.
Nesses espaços, foram medidos os tempos referentes a cada um.
Com esses dados podemos calcular o valor da aceleração local.
Introdução
Na antigüidade se observou que o movimento de queda livre era acelerado, mas foi Galileu Galilei quem anunciou de que forma essa aceleração ocorre. Inicialmente, ele propôs que a aceleração era o fato de que , incrementos iguais de velocidades corresponderiam a percursos iguais, porém logo ele percebeu que essa teoria era insatisfatória. Formulou então que o movimento era o resultado de incrementos iguais de velocidades em tempos iguais, e nomeou-o como movimento uniformemente acelerado.
Como a resistência do ar influenciava muito nos experimentos e não era inclusa nos cálculos (Aristóteles fez observações qualitativas analisando esse caso, o que posteriormente serviu de estopim para a analisa de Galileu), só foi possível de se analisar tanto qual era o valor da aceleração da gravidade quanto a influência das forças dissipativas atuantes sobre o corpo durante sua queda, com a invenção da máquina pneumática.
Como era difícil de se obter uma precisão boa em relação ao tempo de cada movimento,Galileu propôs um método de comparação bastante preciso. Este se baseava em um tanque grande repleto de água com um cano de fino diâmetro soldado abaixo do mesmo de forma que a água escoasse por ele. O tempo era medido em proporção à massa de água coletada ao fim do experimento.
Após várias observações , o observador pode concluir que a distância variava com o quadrado do tempo.
Como o corpo se encontrava em queda livre , a distância percorrida pode ser calculada pela formula:
S =g