Conta
Física.
As Leis de Kepler.
Novembro/2014. Trabalho de Física
As Leis de Kleper.
Professor: Seiler,Fábio
Alunos:
Francisco Anderson do Nascimento , n° 16
Gabriel dos Santos Rocha , n°18
Ingrid de Melo , n° 24
Lauany Silva Bueno, n° 32
Kelly , n° 51
1°C
Introdução Apolônio de Perga (± 262-190 a.C.) foi o matemático que mais estudou e desenvolveu as seções cônicas na antiguidade. Elas tiveram forte influência nos estudos de Kepler. O interesse de Kepler pelas cônicas surgiu devido às suas aplicações à óptica e à construção de espelhos parabólicos. Em 1609, Kepler edita a Astronomia Nova, onde apresenta a principal lei da astronomia: "os planetas descrevemórbitas elípticas em torno do Sol, com o Sol ocupando um dos focos''. A propósito, a palavra foco é devida a Kepler e provém da forma latinizada foccus, cujo significado é fogo, lareira.
O modelo heliocêntrico já era aceito na época de Sir Isaac Newton. Pela primeira lei de Kepler, sabia-se que as órbitas planetárias eram elípticas. Alguns cientistas desconfiavam que a força gravitacional, que mantém um planeta em órbita, variava com o inverso do quadrado da distância com relação ao Sol. As leis de Kepler proporcionaram evidências que possibilitaram Newton formular e confirmar sua famosa lei da Gravitação Universal do movimento. Coube a ele provar que se a força de atração gravitacional variasse com o inverso do quadrado da distância com relação ao Sol, então a curva descrita por um planeta era uma elipse.
Neste trabalho, utilizando o conceito de elipse e alguns fatos básicos do cálculo vetorial pudemos fazer a formulação das leis de Kepler do movimento planetário e sua dedução através das três leis do movimento e da lei da Gravitação Universal de Newton (o caminho cronológico inverso). Posteriormente, usando as três leis do movimento de Newton e as leis de