Relatório Cromatografia de Papel
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE -- RS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CROMATOGRAFIA DE PAPEL
RELATÓRIO LABORATORIAL
Róbson Henrique Campos Thiele, Caue Atique, Gustavo Cechella Stecker
Frederico Westphalen, RS, Brasil
2009
1 INTRODUÇÃO
Cromatografia é uma técnica de separação de mistura muito utilizada na química. Podem ser de dois tipos, a HPLC (High Pressure Liquid Cromatography) e a GLC (Gas Liquid Cromatography). A HPLC constitui-se em colunas de cromatografia líquida sob pressão, que são muito eficientes nesse método de separação. A GLC constitui-se em cromatografia gasosa.
A cromatografia utiliza como meio de separação a polaridade das substâncias, que consiste na afinidade das moléculas polares com solventes polares e de solventes apolares com moléculas apolares.
Na cromatografia de papel, uma espécie é distribuída sucessivamente entre duas fases não miscíveis, uma móvel e outra fixa. No experimento a seguir apresentado podemos observar claramente essas fases, a fase móvel constituída pelo eluente (solvente) e a fase fixa (celulose).
2 REFERENCIAL TEÓRICO
A cromatografia em papel é um método físico que permite a separação de produtos de uma mistura, onde baseasse na diferença da solubilidade. Nesse processo são utilizados papel film e uma solução, onde o papel é a fase estacionaria e a solução é a fase móvel, com isso é possível fazer a separação das misturas em questão.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 Vidraria
- Béquer
- Bastão de Vidro
- Vidro de relógio
3.2 Matérias Primas
- Papel Film (celulose)
- Canetas coloridas
- Solução X (8 mL de hidróxido de amônio; 8 mL de etanol; 8 mL de éter de petróleo; 8 mL de aceto nitrila)
- Grampeador
3.3 Métodos
Foram demarcados com canetas coloridas sete pontos eqüidistantes de 2 cm da base de um papel film, cada ponto era constituído por uma cor. A seguir foram